Estudo de caso

28 Jul

Quase um mês sem aparecer por aqui. What a shame!

 Mas só quem está nessa fase sabe como é. Estou de férias no trabalho e aproveitei pra ir à Campinas fazer a entrevista do estudo de caso. E como tbm sou filha de Deus, também fui ao litoral no inverno, pra descançar um pouco. Portanto o tempo estava escasso.

 Mas chega de lero-lero, porque vim aqui deixar algumas dicas de estudo de caso.

 Estudos de caso

Estratégia preferida quando:

  • se procura responder a questões do tipo “Como?” ou “Por quê?”
  • o investigador tem pouco controlo sobre os eventos
  • o enfoque da investigação: fenômenos atuais, em contexto real.
  • explanatórios, exploratórios ou descritivos
  • únicos ou múltiplos

 Fonte: YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. Este livro é ótimo! O melhor que encontrei sobre o assunto.

Estudo de caso

“Consiste na utilização de um ou mais métodos quantitativos de recolha de informação e não segue uma linha rígida de investigação. Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. O caso consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural, etc. Quanto ao tipo de casos estudo, estes podem ser exploratórios, descritivos, ou explanatórios (Yin, 1993).”

Isso foi uma pincelada, tenho mais materiais sobre o assunto. Se alguém precisar de modelo ou fichamento sobre estudo de caso, deixa um comentário que eu respondo. Só não estou colocando aqui pq demora muito pra organizar o post.

19 Respostas to “Estudo de caso”

  1. Guilherme 29 de Julho de 2010 at 8:38 am #

    Hey welcome back!

    Um exemplo iria ser bem-vindo!
    Hehehe vou te dar mais trabalho!

    Segunda-feira eu já começo meu novo tcc hahaha último da graduação pelo menos!!

    Abraçossss!!
    Gui

  2. Design RN 29 de Julho de 2010 at 3:56 pm #

    Obrigado pela visita

    ate que fim consegui acha um tema que seja referente ao meu blog

  3. Magrelinho 12 de Agosto de 2010 at 8:51 pm #

    Estudo de caso é bacana… se puder compartilhar mais depois :)
    Fica com Deus

  4. claudia cardinale gouveia monteiro 31 de Agosto de 2010 at 8:18 am #

    amei a resposta sobreestudo de caso muito boa.

  5. Ana Paula Valle 15 de Novembro de 2010 at 1:31 pm #

    OI, estou fazendo meu tcc referente a comunicação empresarial, e gostaria de pedir sua ajuda para saber como posso iniciar o meu estudo de caso, não tenho um ‘norte’ para comça-lo.

  6. danielly 18 de Agosto de 2011 at 4:51 pm #

    oi preciso de um modelo, pois nao sei como começar;

  7. claudia 14 de Fevereiro de 2012 at 6:07 pm #

    Eu preciso de um modelo… tenho a ideia, na verdade é sobre um serviço que faço para sites… acessibilidade para deficientes visuais na web

    • neto 22 de Novembro de 2012 at 12:07 am #

      Eu preciso!!!

  8. Maína Ramsdorf 25 de Março de 2012 at 4:04 am #

    Gostaria muito de um exemplo de estudo de caso para o meu tcc

  9. Thaline Lopes 2 de Abril de 2012 at 3:28 pm #

    Boa tarde,
    Achei sobre o blog no google, estou procurando algo, ou algém q possa me ajudar, pois quero fazer um estudo de caso, só que não sei por onde começar, vc poderia me ajudar?

  10. daniel 14 de Setembro de 2012 at 10:52 am #

    Olá teria como você, discorrer mais sobre o tema, estou precisando muito de informações a respeito do assunto : Estudo de um caso, processo industrial do óleo de soja.

  11. Ingrid 21 de Setembro de 2012 at 9:09 am #

    Oi, gostaria q vc me enviasse algum modelo de estudo de caso, e alguns fichamentos. Agradeço desde ja.

  12. Mayra 6 de Outubro de 2012 at 6:07 pm #

    Olá, teria como enviar um modelo de estudo de caso ou textos relevantes sobre eles?
    Meu tcc, da area da saude, será estudo de caso, e queria mais informações seguras e modelo sobre os mesmos!
    Beijin

    Obrigada

  13. irismar 4 de Novembro de 2012 at 6:54 pm #

    Muito bom!!!

  14. Estudante da Etec 27 de Fevereiro de 2013 at 10:46 pm #

    eu preciso muito disso! tenho que entregar um amanha a tarde, acho que não vai dar tempo, mais por favor me envie por e-mail (estudantedaetec@gmail.com), eu preciso muito disso.
    obrigado!

  15. Elga Melo 21 de Março de 2013 at 6:39 pm #

    Eu quero esses modelos. manda pra mim.

    Obrigada.

  16. Rosilea 7 de Abril de 2013 at 10:14 am #

    vou fazer meu tcc e gostaria de falar sobre um assunto aplicado na minha empresa sobre avaliação de desempenho dos funcionários, mas não como colocar como estudo de caso, na verdade não dar início. Voce pode me ajudar?

  17. cleci 24 de Julho de 2013 at 10:58 pm #

    preciso de um modelo urgente , já tenho os dados mas não sei como montar no meu tcc!!!

  18. Layze 15 de Agosto de 2013 at 11:30 am #

    Se puder me enviar o modelo de fichamento eu agradeço! layze_ribeiro@hotmail.com ;)

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 26 outros seguidores

