TCC sem stress – Parte 2

9 Abr

DURANTE a Elaboração do TCC:

Vai dar tempo? Como fundamentar? E, as citações?


Dica 5: Calcule o tempo necessário
Um bom TCC precisa de 6 a 10 horas de dedicação por semana. Vamos fazer um cálculo:

  • 1 semana tem 7 dias X 24 horas, portanto, 1 semana tem 168 horas totais
  • seu TCC precisa de 10 horas por semana
  • 10 horas TCC dividido por 168 horas totais = 6% do seu tempo

Isso mesmo!!! Você precisa dedicar-se apenas 6% do seu tempo total por semana!!! Mas como fazer isso acontecer? Se souber, me explica.

Dica 6: Agenda semanal
Análise todas as atividades que você tem durante a sua semana. Dia-a-dia, hora-a-hora. Você deverá procurar por janelas de tempo disponível. Se após esta análise do seu tempo, você descobrir que ainda não tem tempo disponível, você deve fazer a eliminação de algumas atividades.

Ou seja, se você realmente precisa e quer fazer um ótimo TCC, você deverá priorizar o TCC e abandonar outras atividades que não são importantes e/ou urgentes. Nossa vida está muito corrida, então, para cada coisa que queremos fazer, devemos ‘deletar’ outros 3 itens que fazemos atualmente.

Por exemplo: para fazer o TCC, não posso mais assistir televisão, perder tempo com e-mails desnecessários, ficar grudado no Msn ou Orkut

Cada janela de tempo para estudo de TCC deve ter de 2 a 3 horas. Trabalhando menos de 2 horas, você não consegue fazer nada. Se você trabalhar mais de 3 horas, o seu rendimento decai muito devido ao cansaço mental.

Dica 7: Disciplina
Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra “discípulo”, que significa “aquele que segue”. No TCC, disciplina é ser discípulo de você mesmo, ou seja, você fez a sua agenda semanal com as janelas de tempo para estudo e, agora você vai cumprir o que você mesmo determinou.

Mas por que eu vou seguir a risca o horário determinado para o TCC?

1º) Por que eu sou competente, eu cumpro o que eu combino comigo mesmo, eu tenho muita garra e determinação.

2º) Não tem mais ninguém acompanhando-me (vigiando). Eu devo tomar meus próprios passos sozinho, ninguém vai ficar pegando no meu pé, cobrando, só depende de mim.

3º) Quando eu estiver no horário do TCC, eu penso somente no TCC, eu não me distraio, eu desligo o celular e televisão. Vou para um local isolado e não entro no Skype, Msn, Orkut

4º) Existe vida lá fora. Depois que acabar o horário do TCC, você ficará extremamente aliviado após cumprir o horário do TCC e, voltará a se preocupar somente no próximo horário agendado. É uma sensação de realização, missão cumprida, estou no comando da minha vida.

Dica 8: Esquema de Palavras-chaves
Para você não errar na hora de fazer a fundamentação teórica, eu sugiro que você procure o seu orientador e monte um esquema com 7 ou 8 palavras-chaves que vão nortear a sua fundamentação teórica.
As palavras-chaves serão os sub-títulos da sua revisão bibliográfica, para cada palavra-chave você deve escrever 3 a 4 páginas. No total você terá de 25 a 30 páginas de fundamentação.

Por exemplo, no tema Implantação de Sistema de Crediário, você pode ter as seguintes palavras-chaves: Análise e concessão de crédito; Limites de crédito; Políticas de crédito; Garantias; Fatores de risco; Inadimplência; Cobrança.

O esquema pode ser montado conforme a figura abaixo:

No tema Pesquisa de Clima Organizacional, palavras-chaves: Clima e cultura organizacional; Liderança; Motivação; Comunicação; Análise e descrição dos cargos; Avaliação de desempenho; Benefícios sociais; Política salarial.

Outro tema: Sistema de Custos Gerenciais, palavras-chaves: Contabilidade de custos; Terminologia de custos; Classificação dos custos; Métodos de custeio; Métodos de acumulação dos custos; Métodos de redução dos custos; Formação do preço de venda; Ponto de equilíbrio.

Dica 9: Citações, referências bibliográficas e verbos
Para ter uma estética melhor na fundamentação teórica do seu TCC, recomendo que você tenha no máximo 3 citações longas por página e jamais deixe o texto sem citações. Lembre-se que você é um acadêmico e, a referência dos autores é vital na revisão bibliográfica.
Ganhe tempo fazendo todas as referências bibliográficas no mesmo momento que você está escrevendo a fundamentação teórica. Ou seja, quando citar um autor, imediatamente, escreva os dados do livro no final do TCC (nas Referências). É uma perca de tempo e uma loucura fazer as referências depois, quando o trabalho estiver pronto. Na verdade, você não vai mais saber de onde tirou as citações…

Segue abaixo uma lista de verbos que você pode utilizar quando for citar autores:

Conhecimento: citar, definir, descrever, detalhar, distinguir, enumerar, enunciar, explicar o significado, identificar, nomear, reconhecer,lembrar, significar, listar, indicar, registrar, sublinhar, mostrar, selecionar termos ou fatos relevantes a um assunto.

Compreensão: calcular, conceituar, explicar, demonstrar, descrever, distinguir, exemplificar, interpretar, traduzir, transformar, reescrever, reorganizar, representar, reordenar, inferir, predizer, extrapolar, sumariar, reproduzir, questionar, diferenciar, derivar, estimar, narrar, prever, relatar.

Aplicação: agrupar calcular compor, empregar, manipular, operar, produzir, provar, resolver, aplicar, solucionar, usar, redigir, construir, montar, desenvolver, computar, estruturar, praticar.

Análise: analisar, distinguir, especificar, inter-relacionar, explicar, selecionar, diferenciar, inferir, selecionar hipóteses, refletir,discriminar, separar, subdividir, destacar, classificar, decompor, descobrir, deduzir, comparar, contratar, diagramar, examinar, investigar.

Síntese: construir, narrar, provar, conceber, planejar, reconstruir, extrapolar, produzir, sintetizar, escrever, relatar, compor, comunicar, compilar, documentar, propor, especificar, desenvolver, combinar, organizar, sintetizar, formular, deduzir, reconstruir, criar, coordenar.

Avaliação: avaliar, constatar, fundamentar, questionar, interpretar, rejeitar, criticar e duvidar, julgar, verificar, argumentar, taxar, decidir, padronizar, valorizar, justificar, estimar.

Fonte: Unidavi - Proen e Administrando o futuro

2 Respostas to “TCC sem stress – Parte 2”

  1. Magrelinho 19 de Abril de 2010 às 9:44 am #

    Olá,
    Obrigado pela ajuda “indireta” estava precisando ler algo assim para me organizar, mesmo não fazendo tcc😀
    Será uma boa ADM e ótima poliglota!!!🙂
    Tudo de bom
    Fique com Deus

  2. robertaferreira 19 de Abril de 2010 às 11:34 pm #

    Amém, hehe.

    Eu que te agradeço por ter vindo aqui.

    Beijo

Deixe uma Resposta

