Plano de negócios

30 Abr

 Já tinha falado do plano de negócios aqui. Porém ele estava um pouco engavetado, já que estava organizando o projeto do TCC.

 

Em minhas palavras, o Plano de Negócios é um documento onde deve ser especificadas todas as características de uma empresa, TUDO deve ser registrado nele, desde missão, plano financeiro, plano de marketing e outras coisas, até a exportação. Isso é feito por empresas de verdade, para que consigam empréstimos, ingressar em incubadoras, ou simplesmente, organizar suas informações de modo eficiente. Na faculdade, é feito para que sintetizemos tudo o que foi aprendido desde que começam a estudar, no 1º semestre.

 

Acredite, contando assim não dá pra ter a menor noção do trabalho que isso dá.

 

Meu grupo teve um problema na escolha do produto que seria fabricado. Só pra constar: tem que ser um produto ou serviço, exportável e de preferência que o Brasil já exporta. Acabamos trocando de produtos 3 três vezes (eu via a hora que o professor ia nos bater).

 

Produto escolhido, temos que fazer uma análise da viabilidade do mercado. Pegar dados no IBGE, FIESP, Balança Comercial, Associação de Classe, e outras, para poder verificar o desempenho do produto e da área escolhida.

 

A segunda etapa é descrever: nome (não pode existir no mercado um igual), endereço, localização (tem que explicar todos os prós e contras daquela região escolhida para sua empresa), ramo de atividade, linha de produtos, capital (o professor fornece de acordo com sua empresa, recebemos R$ 70.000,00 para cada no trio), imóvel (explicar tudo sobre o galpão escolhido), função das sócias (eu cuido do administrativo financeiro), distribuição do capital e veículos.

 

Sabe o que falta pra abrir a empresa de verdade? Só assinar o contrato, porque o resto tem que ser feito igualzinho.

 

Paramos nesta etapa, mas vem mais coisas pela frente. Nos próximos posts trarei exemplos de planos de negócios.

3 Respostas to “Plano de negócios”

  1. Guilherme 30 de Abril de 2010 às 7:41 pm #

    Boa Sorte e Bom Trabalho!

  2. nerfa5 23 de Junho de 2010 às 12:02 am #

    o plano de negócios é uma senhora confusão!!! boa sorte à todos porque também estou fazendo um!! bjuuss

  3. Philippe Gandolfi 1 de Julho de 2010 às 8:12 am #

    Plano de Negócio, comecei a fazer o meu na disciplina de Julho. A diferença é que tenho 15 dias para entregar e no precisa ser uma empresa exportadora, o que ajuda muito eu creio.

    Como ja sou designer, escolhemos uma “Empresa de Comunicação Visual”. Além do Plano, temos que fazer as apresentações dos novos assuntos em cada aula. Na ultima, falei do Kaizen, rs.

    Mas é legal, eu ainda que espero um dia ter a minha agencia de comunicação visual é uma boa começar a desenvolver esse tipo de trabalho (na graduação eu fiz, mas nunca é como deve ser feito né, rs).

    Assinei seu Blog, sou avisado de cada Post, tbm estou no processo do TCC – Vou falar sobre Gestão do Conhecimento – Vou entregar minha introdução hoje para o Professor de Metodologia (eca).

    É isso, parabens pelo blog e o novo template ficou ótimo, a WordPress esta arrasando mesmo.

    Phil.Gandolfi

Deixe uma Resposta

