Como organizar o tempo

22 Jun

A maior queixa dos universitários é a falta de tempo para executar as tarefas. Abaixo, um pequeno guia para superar este problema.

 

Como organizar o tempo:

1 – Use uma agenda semanal ou mensal para ter uma idéia global do seu tempo disponível e das suas atividades. Você verá que agrupar atividades pode ser eficaz para economizar tempo com deslocamentos, que várias providências podem ser tomadas simultaneamente e que atividades podem ser superpostas sem perder a eficácia. Por exemplo, usar uma manhã por mês para resolver todas as questões bancárias, deixar o carro para lavar num posto próximo enquanto vai ao dentista, estudar ou organizar a lista do supermercado enquanto espera atendimento em algum lugar.

2 – Planeje cada dia incluindo todas as atividades previstas para a jornada. Não reserve apenas o tempo dedicado ao trabalho. Inclua tudo que você quer ou precisa fazer. Deixar as atividades à mercê da memória, da sorte ou do acaso pode ser divertido um dia. Mas, se virar hábito, seu tempo será sempre pouco para fazer tudo.

3 – Agende os seus compromissos, atribuindo não só a hora de início, mas também a de término. Procure respeitar esses limites.

4 – Cumpra o que previu para cada jornada. Se você tiver planejado corretamente, terá tempo suficiente para cada atividade. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para incluí-lo assim que for possível.

5 – Inclua no seu planejamento semanal tempo para lazer e descanso. Não os considere “perda de tempo”. Ao contrário. Você verá que reconhecer e valorizar o tempo livre enriquecerá a sua vida pessoal e deixará você mais disposto para o trabalho.

6 – Aja com rapidez e eficácia, mas não tente correr o tempo todo. Uma dose de criatividade é necessária para flexibilizar e encontrar novas soluções no menor tempo possível. No entanto, viver sempre “acelerado” só o deixará exposto ao estresse e às doenças. Não confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessário.

7 – Cuide dos minutos para aproveitar as horas. Não despreze os minutos que sobram entre as atividades. Nem “arredonde” o tempo fazendo coincidir a hora de fim de uma ação com o começo de outra, principalmente se você precisa se deslocar. Permitir-se atrasos por mau planejamento só diminuirá o seu rendimento ao longo do dia. Além  disso, você correrá o risco de não contar com o tempo necessário para as últimas atividades previstas para a jornada.

 Fonte: Comunidade Bem Simples

2 Respostas to “Como organizar o tempo”

  1. Guilherme 22 de Junho de 2010 às 10:11 am #

    Ótimas dicas….
    Hehehe parabéns!!!
    Vlw!!
    Guiiii!

  2. nerfa5 22 de Junho de 2010 às 11:25 pm #

    Achei o máximo o seu blog! Também estou na loucura de um TCC e parece que não termina nunca!!!! Beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: