Minha apresentação do TCC

4 Jan

A ausência de posts no fim do ano passado se justifica pela correria que é a reta final da faculdade. Tantas coisas para serem concluídas… eu simplesmente deixei o blog às moscas!

 

Mas agora posso falar com maior precisão sobre o TCC, uma vez que já saí desta fase. Já posso encarar o “problema” com mais realismo e naturalidade.

 

Na enquete que existe aqui no blog, a apresentação é a 2ª coisa mais temida pelos estudantes. Vou falar um pouco sobre a minha.

 

Primeiramente, a apresentação da nossa dupla foi marcada para uma 5ª feira, 08h10min da manhã, e seria a segunda do dia. Por problemas na dupla não conseguimos ensaiar no final de semana e acabei faltando no trabalho no dia anterior para poder fechar os últimos detalhes.

 

Neste dia eu estava com muita tosse, minha voz quase não saia. Fui ao médico durante a semana toda… nesta 4ª feira eu cheguei chorando ao médico e disse que precisava ficar boa ou perderia toda minha graduação (uma dose de exagero foi acrescentada). Ele me deu tantos remédios que não sei como consegui dirigir até em casa. Estava dopada… Cheguei em casa e dormi muito. Sei que se não fosse isso, passaria a noite em claro, pois sou bem ansiosa. Acordei bem.

 

Levei minha irmã e minha mãe para assistir. Nossa apresentação começou com atraso de quase 1 hora por causa da banca.

 

Fizemos a apresentação com base nas dicas da Rachel Polito, já citada aqui. Entregamos para a banca um “guia” impresso da apresentação.

 

Eu fiz o início da apresentação até o meio, e depois voltava para fazer o fechamento. O início foi bem mais rápido do que eu ensaiei, porém na conclusão, me senti muito mais confiante e tranquila.

 

Quanto à banca, foi só elogios. Fizeram algumas perguntas, pois consideraram o tema interessante, e nós respondemos sem dificuldades. A parte mais gratificante foi quando o orientador falou que tem orgulho de nós e do trabalho. Pra mim, isso foi muito significativo.

 

Quando eles pediram para que nos ausentássemos, eu senti um alívio porque havia feito tudo o que era possível, ali acabava o trabalho de 11 meses de esforços. Voltamos e a banca fez outros elogios e sentenciou: NOTA 10!!!

 

Isso não tem preço. A felicidade explodiu. Tudo valeu a pena.

 

E acrescento: a apresentação é bem mais fácil do que se imagina!!!

 

Deixe uma Resposta

