Problemática do TCC: Elaborando a problema

17 Jun

Eu já estou formada, mas recentemente tive que elaborar uma nova problemática para um TCC e vi o quanto esta tarefa dá trabalho.

Resolvi acrescentar outras informações além das que postei aqui.

Primeiro, você deve ter em mente o tema (óbvio). E a partir dele pensar em uma pergunta, de preferência que não seja tão óbvia ao ponto de muitos estudantes já terem feito igual. 

 

Lembre-se que a problemática deve ser elaborada em forma de pergunta, pois o seu objetivo durante o trabalho será obter a resposta. A resposta pode não ser positiva. Por exemplo, você elabora a problemática pensando que tal fator determina o outro, porém a pesquisa bibliográfica ou de campo provaram que não, você não precisará trocar o texto da pergunta, basta colocar os dados obtidos e a resposta negativa na conclusão do TCC.

 

Não existe regras para uma problemática benfeita*, mas algumas expressões servem para nortear o processo:

  • De que forma?
  • De que maneira?
  • XXX pode ser considerado xxx?
  • Qual projeto/alternativa/opção mais viável para xxx?

 Ressalto que todo o trabalho é para RESPONDER a problemática, portanto, não a deixe muito ampla, pois seu estudo correrá o risco de ficar sem foco, e isso te dará um trabalhão! =) Espeficique o máximo que puder.

 Neste site existem algumas perguntas interessantes a serem feitas para verificar a viabilidade da questão problema: 

  1. Este problema pode realmente ser resolvido pelo processo de pesquisa científica?
  2. O problema é suficientemente relevante a ponto de justificar que a pesquisa seja feita (se não é tão relevante, existe, com certeza, outros problemas mais importantes que estão esperando pesquisa par serem resolvidos)?
  3. Trata-se realmente de um problema original?
  4. A pesquisa é factível?
  5.  Ainda que seja ‘bom’ o problema é adequado para mim?
  6.  Pode-se chegar a uma conclusão valiosa?
  7.  Tenho a necessária competência para planejar e executar um estudo desse tipo?
  8. Os dados, que a pesquisa exige, podem ser realmente obtidos?
  9.  Há recursos financeiros disponíveis para a realização da pesquisa?
  10.  Terei tempo de terminar o projeto?
  11.  Serei persistente?” (Rudio, 1999, p. 96).

E por fim, dificilmente seu primeiro esboço será uma problemática perfeita. Pelo menos para nós, meros mortais graduados ou em graduação, essa tarefa “simples” de elaborar uma única frase gastará tempo e ideias. Seja persistente e não poupe palavras neste momento. Dê o seu melhor, e acredite: um 10 no TCC vale a pena!

 

*Essa forma estranha de se escrever faz parte do novo acordo ortográfico. É importante que o TCC todo seja feito dentro das novas regras. 

5 Respostas to “Problemática do TCC: Elaborando a problema”

  1. Clicia 10 de Março de 2012 às 6:37 pm #

    Roberta,

    O sentimento que eu tenho é que eu estou num beco sem saida e tá me batendo um desespero!!! O meu professor “”orientador”” não está me orientano em nada o que eu faço, ainda bem bem que encontrei o seu blog e me deixou mais aliviada, que tem mais pessoas na mesma situação, já estava me achando uma incompetente, porque quando e assistimos as aulas de orientação a pesquisa parece tão fácil, pura inocência..

  2. Eder 17 de Abril de 2012 às 10:38 am #

    Vlw, muito bom o texto…me ajudou muito…espero novas postagens..!!!!

  3. tiago 17 de Abril de 2013 às 1:18 pm #

    pararabens gostei muito das suas dicas, me ajudou bastante. valeu mesmo

  4. fabianovasconcelos 26 de Setembro de 2013 às 4:38 pm #

    Obrigado pela ajuda, Roberta. Pretende fazer mestrado?

    • robertaferreira 21 de Outubro de 2013 às 8:05 pm #

      Pretendo, sim, Fernanda.
      Mas antes gostaria de fazer um intercâmbio para melhorar meu inglês.

Deixe uma Resposta

